A psicologia tem um papel de grande importância na sociedade, seja na saúde mental ou na qualidade de vida, e é cada vez mais perceptível a necessidade desse profissional, seja ele em qualquer campo de atuação.
Os profissionais da área psicológica, possuem uma escuta qualificada, constituída por anos de estudos, afim de ajudar os clientes/pacientes a enfrentar desafios e apresentar alternativas para soluciona-los. Entretanto, assim como em todas as profissões, os psicólogos também passam por problemas emocionais.
Atento as situações sofridas pelos profissionais o Espaço Psi, criado pela psicóloga Andressa Oliveira Macedo, CRP 04/51501, surgiu baseado nas angustias vivenciadas diariamente por cada psicólogo(a), tendo em vista que entre elas, a maior é o sentimento de solidão presente em cada um, especialmente na atuação clínica, onde o profissional atende em seu próprio consultório de forma individual.
Diferente de algumas profissões em que é possível “fechar a porta” do local de trabalho e tudo o que se passou ali permanecer naquele lugar até voltar no outro dia, o(a) psicólogo(a) nem sempre consegue se desconectar das dores e angústias que foram acolhidas ali. Sabe-se que isso se deve ao fato de que aquilo que atravessa nossos clientes/pacientes é por vezes aquilo pelo qual também somos atravessados.
Sabe-se também que sobretudo nesse tempo de pandemia a procura por profissionais da psicologia teve aumento considerável, tendo em vista que toda a população sofreu perdas, seja ela de pessoas, tempo, liberdade, dos abraços, e porque não dizer, de nós mesmos. Por esse motivo, afim de requeri dos profissionais uma escuta mais atenta sobre a dor e a angustia vivenciada, a busca pelos mesmos foi maior por se tratar de um período de grande estabilidade emocional.
A proposta do Espaço Psi, que retomou os seus encontros mensais em janeiro de 2022, é proporcionar um lugar de troca e de escuta e compartilhamento de experiências entre psicólogos(as), desde os(as) mais jovens na profissão, àqueles(as) que já têm um longo caminho. É um espaço aonde as abordagens teóricas não os dividem, muito pelo contrário, são onde as angústias, embora singular, os aproximam e os conectam.
Nosso saldoso Manoel de Barros consegue traduzir em poesia a nossa proposta quando diz que “só quem está em estado de palavra pode enxergar as coisas sem feitio.”
Só em estado de palavras, somente se escutando, conseguimos nos habilitar para escutar melhor o outro.
Se você é psicólogo ou estudante de psicologia e tem interesse de participar do próximo encontro mensal, mande uma mensagem para o WhatsApp 33 98890-8850.